Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental o foco principal é ampliar a construção de competências que possibilitem o desenvolvimento de estudantes capazes de enfrentar os novos desafios.

Nesse período, a aprendizagem, o ambiente escolar e o relacionamento com os conteúdos revestem-se de especial relevância para o(a) estudante. Por isso, um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do “papel de estudante” e, embora as crianças já tenham garantido muitas conquistas durante a Educação Infantil, a necessidade do estudo e o compromisso com as tarefas são assumidos de modo cada vez mais significativo pelo(a) estudante.

Nossos objetivos:

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Objetivos gerais do Ensino Fundamental:

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Acontece no Cotidiano do Ensino Fundamental…

Roda de conversa Plano do Dia

Momento de encontro de todo o grupo para contarem sobre novidades e descobertas que realizaram no dia anterior ou no final de semana.
A professora socializa com as crianças o plano para o dia e solicita que as crianças participem com ideias e sugestões.

Grupos interturmas

Com encontros semanais, os grupos interturmas tem como objetivo ampliar as interações das crianças com idades próximas. As propostas, inicialmente, são planejadas pelas professoras, definindo os conteúdos, modalidades (projetos, monitorias) e tarefas que os grupos farão nos encontros. As crianças também são convidadas a propor atividades e compor os grupos. Mensalmente são realizadas assembleias para a realização de avaliações sobre os trabalhos.

Artes/Música

As vivências propostas incluem a exploração de múltiplas culturas visuais e musicais em diversos tempos históricos, da arte rupestre à arte contemporânea, destacando as relações e as diferenças entre elas.
As temáticas e conteúdos de Artes e Música também estão integrados com os projetos e estudos desenvolvidos em outros componentes curriculares.

Língua Portuguesa

Desenvolvimento de atividades específicas de língua portuguesa, relacionadas aos objetivos e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano. São contempladas a prática de leitura e escrita nos diferentes campos de atuação: da vida cotidiana, artístico-literário, da vida pública e das práticas de estudo e pesquisa.
No 1º e 2º ano as práticas de leitura e escrita estão relacionadas às conquistas da alfabetização (aquisição da base alfabética de escrita) e do processo de letramento.
Os conceitos e procedimentos da língua portuguesa estão integrados nas sequências didáticas e projetos desenvolvidos integrados a outros componentes curriculares.

Língua Inglesa

O inglês está presente diariamente na rotina do Ensino Fundamental, possibilitando o contato com a cultura da língua a partir de projetos, músicas, brincadeiras, diferentes gêneros textuais e situações comunicativas.

Matemática

Desenvolvimento de atividades específicas da matemática, relacionadas aos objetivos e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano. São contempladas as unidades temáticas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística.
Os conceitos matemáticos são construídos a partir de situações-problema reais, investigações matemáticas e da socialização de diferentes estratégias de resolução, ampliando progressivamente a aprendizagem do significado das quatro operações fundamentais e os procedimentos de cálculos alternativos e convencionais.
Os(As) estudantes são encorajados(as) a fazer perguntas à professora e entre eles mesmos.

Educação Física

Desenvolvimento de atividades específicas da educação física, relacionadas aos objetivos e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano. São contemplados as unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas e danças.
Os(As) estudantes são encorajados(as) a cooperar e desafiar-se durante a realização das atividades motoras propostas.

Ciências da Natureza

Desenvolvimento de atividades específicas de ciências, relacionadas aos objetivos e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano. São contempladas as unidades temáticas: matéria, vida e evolução e terra e universo.
Os conceitos científicos são construídos a partir de investigações científicas sobre problemáticas reais, pesquisa de campo, pesquisa em diferentes fontes (livros, revistas, vídeos, documentários, fotografias, animações) e experiências práticas.
Os conceitos e procedimentos de ciências também estão integrados nas sequências didáticas e projetos desenvolvidos integrados a outros componentes curriculares.
Os(As) estudantes são encorajados(as) a fazer perguntas, levantar hipóteses, realizar experimentações, buscar respostas, socializar e produzir conclusões e conhecimentos.

Ciências Humanas

Desenvolvimento de atividades específicas que envolvem conhecimentos históricos e geográficos, relacionadas aos objetivos e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano. São contempladas temáticas sobre o modo de vida de crianças em diferentes lugares, ciclos naturais e a vida cotidiana, tipos de trabalhos, pontos de referência, localização, orientação e representação espacial, utilização de recursos naturais, condições de vida, fases da vida, organização da família, a escola e a diversidade, memória material e imaterial, grupos sociais, comunidade, fontes históricas, sobrevivência e a relação com a natureza.
Os conceitos históricos e geográficos são construídos a partir das vivências das crianças na família, na escola e na comunidade. São desenvolvidos projetos semestrais integrados à língua portuguesa, educação física, artes, matemática e ciências da natureza.
Os(As) estudantes são encorajados(as) a fazer perguntas, levantar hipóteses, compartilhar narrativas de vida, conhecer a historicidade no tempo e no espaço e utilizar a cartografia para localizar-se no espaço.

Tema de casa

No 1º ano o tema de casa é introduzido progressivamente, com o objetivo que o(a) estudante tenha na sua rotina, em casa, um momento para realizar uma tarefa relacionada aos estudos da escola.
Essa progressão visa que o(a) estudante possa adquirir autonomia para realizar tarefas sem ajuda e hábitos de estudo em casa.
As sextas-feiras são reservadas para os “livros viajantes” do GIRALIVROS. Os(as) estudantes levam para casa semanalmente um livro da biblioteca da turma e são incentivados a realizar a leitura junto com a família. Na semana posterior socializar suas percepções e experiências como leitor, na super RODA DO GIRALIVROS.

Giralivros

”Ler para nutrir e estimular o imaginário” (Josette Jolibert)
Atividade permanente realizada toda sexta-feira sobre os livros que fazem parte do acervo da biblioteca da turma e da escola. Tem como objetivo ampliar o repertório de leituras de textos literários e informativos para formar estudantes leitores.

Leitura Pública

A leitura pública é um momento em que a professora da turma compartilha a leitura de um livro em capítulos, onde cada criança acompanha com seu exemplar.
O repertório de obras literárias, a cada ano do ensino fundamental, é escolhido com rigor para que as crianças se apropriem dos procedimentos de leitura e gêneros textuais, além de aumentarem significativamente seu repertório de leituras a cada ano.