Educação Infantil

Com foco no desenvolvimento integral da criança nas suas múltiplas dimensões: física, social, intelectual, emocional, social e simbólica, acreditamos que a aprendizagem acontece durante a convivência com crianças de diferentes idades e com os adultos, nos diferentes espaços e tempos do cotidiano escolar.

Para isso, buscamos:

Significar o dia a dia das crianças na escola.
Respeitar a criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos, assimila valores e que constrói e se apropria de conhecimentos.
Promover espaços educadores, que promovam a autonomia, a investigação, a interação entre os pares, a descoberta e a representação por meio das diversas linguagens, do mundo físico e social das crianças.
Favorecer as interações durante o brincar, para que a criança aproprie-se de conhecimentos por meio de suas ações e experiências.
Possibilitar a ampliação das redes de comunicação e de domínio e apreciação da linguagem em todos os níveis e usos contextuais.
Fomentar uma profunda aprendizagem da cultura através de ações, experiências e práticas de convívio social, possibilitando à criança internalizar as formas cognitivas de pensar, agir e operar que sua comunidade construiu ao longo da história.

Acontece no Cotidiano da Educação Infantil…

Acolhida e brincadeiras em grupos multietários

Momento planejado pelas professoras para convidar a criança para brincar, explorar, criar e interagir com crianças de diferentes faixas etárias.

Cantos: brincadeiras espontâneas

A sala é organizada em diferentes ambiências: leitura, construções, artes, faz de conta.
Neste momento as professoras observam atentamente e registram as preferências, falas e ideias das crianças, com o objetivo de embasar a escolha das abordagens dos projetos de trabalho planejados para cada faixa etária.

Roda de conversa

Momento de encontro de todo o grupo para cantarem e contarem sobre novidades e brincadeiras. A professora também apresenta o roteiro das experiências do dia e registra no mural da sala, junto com as crianças, os principais momentos do dia.

Música/Dança

A música e a dança estão presentes cotidianamente nas vivências dos grupos.
Os grupos são convidados a ouvir, cantar, criar, produzir diferentes sons e experienciar a música. A expressão corporal, por meio da dança, também é contemplada nestes momentos.

Brincar com o corpo

Os desafios motores são constantes para as crianças desta faixa etária. É por meio da brincadeira e da vivência em diferentes trajetos e espaços que realizam conquistas motoras. Sempre com o acompanhamento cuidadoso dos adultos cada criança é incentivada a desafiar-se, conquistando progressivamente a sua autonomia.

English moment

O inglês está presente na rotina da Educação Infantil, possibilitando o contato com a cultura da língua a partir de músicas, cantigas, jogos, brincadeiras de faz de conta, poemas e histórias.

Projetos e investigações

O planejamento de cada projeto é realizado com a participação das crianças e das famílias, a partir dos interesses/falas/brincadeiras das crianças durante as explorações e investigações realizadas nos multiespaços da escola.

Momento relaxante

Antes da hora da história as crianças são convidadas para realizarem atividades de relaxamento, sempre acompanhado de uma boa música, que às vezes pode ser o barulhinho da chuva, de uma cachoeira, do vento…

Hora da história

Momento de diversão, alegria, emoção e encantamento, por meio da leitura de uma bela história compartilhada pela professora. Hora de entrar no mundo incrível da literatura e conhecer diferentes personagens, lugares fantásticos, (des)aventuras, peripécias, magia e quem sabe até sentir uma pontinha de medo.

Artes Visuais

Por meio de diferentes materialidades e modalidades artísticas, as crianças são desafiadas a se comunicar, se expressar, transformar, experimentar, sentir, perceber, contextualizar, refletir, criticar e desenvolver seu percurso criador autêntico.