Início Projeto Pedagógico Educação Infantil
Momento planejado pelas professoras para convidar a criança para brincar, explorar, criar e interagir com crianças de diferentes faixas etárias.
A sala é organizada em diferentes ambiências: leitura, construções, artes, faz de conta.
Neste momento as professoras observam atentamente e registram as preferências, falas e ideias das crianças, com o objetivo de embasar a escolha das abordagens dos projetos de trabalho planejados para cada faixa etária.
Momento de encontro de todo o grupo para cantarem e contarem sobre novidades e brincadeiras. A professora também apresenta o roteiro das experiências do dia e registra no mural da sala, junto com as crianças, os principais momentos do dia.
A música e a dança estão presentes cotidianamente nas vivências dos grupos.
Os grupos são convidados a ouvir, cantar, criar, produzir diferentes sons e experienciar a música. A expressão corporal, por meio da dança, também é contemplada nestes momentos.
Os desafios motores são constantes para as crianças desta faixa etária. É por meio da brincadeira e da vivência em diferentes trajetos e espaços que realizam conquistas motoras. Sempre com o acompanhamento cuidadoso dos adultos cada criança é incentivada a desafiar-se, conquistando progressivamente a sua autonomia.
O inglês está presente na rotina da Educação Infantil, possibilitando o contato com a cultura da língua a partir de músicas, cantigas, jogos, brincadeiras de faz de conta, poemas e histórias.
O planejamento de cada projeto é realizado com a participação das crianças e das famílias, a partir dos interesses/falas/brincadeiras das crianças durante as explorações e investigações realizadas nos multiespaços da escola.
Antes da hora da história as crianças são convidadas para realizarem atividades de relaxamento, sempre acompanhado de uma boa música, que às vezes pode ser o barulhinho da chuva, de uma cachoeira, do vento…
Momento de diversão, alegria, emoção e encantamento, por meio da leitura de uma bela história compartilhada pela professora. Hora de entrar no mundo incrível da literatura e conhecer diferentes personagens, lugares fantásticos, (des)aventuras, peripécias, magia e quem sabe até sentir uma pontinha de medo.
Por meio de diferentes materialidades e modalidades artísticas, as crianças são desafiadas a se comunicar, se expressar, transformar, experimentar, sentir, perceber, contextualizar, refletir, criticar e desenvolver seu percurso criador autêntico.